segunda-feira, 11 de julho de 2011

Antes que te formastes


por em 07/03/2010

Na linguagem comum, profeta é aquele que adivinha o futuro. Este conceito, porém, não é correto, porque quem adivinha é adivinho ou adivinha. No sentido bíblico, principalmente, profeta ou profetiza é, antes de tudo, alguém que tem uma profunda experiência de Deus em sua vida. Movido por essa experiência, acaba mudando o seu modo de ver e de pensar, de sentir ou de julgar, de portar-se e de falar. Não fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na boca, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada.

Movido pelo Espírito, o profeta age como mensageiro de Deus, está afinado com Deus, vê a realidade com os olhos de Deus. Por isso ele anuncia o amor de Deus, sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida humana.

O profeta, também, denuncia tudo o que vai contra a vontade de Deus: a injustiça, a exploração, o domínio dos fortes sobre os fracos e tudo que ofende o povo a quem Deus quer bem. O profeta sacode as consciências e aponta no meio dos conflitos a força da libertadora de Deus, pois são os profetas e profetizas homens e mulheres cheios de inspiração e vigor pela causa de Deus e do povo.

Nenhum comentário: